Oprograma Opera Paraíba, iniciativa do Governo do Estado que agiliza a realização de procedimentos cirúrgicos, contemplou 131 paraibanos com cirurgias de catarata, varizes e de urologia nesse fim de semana. Os procedimentos aconteceram no sábado (20) e domingo (21), no Hospital de Clínicas de Campina Grande. As cirurgias foram divididas entre os dois dias, sendo 100 procedimentos de catarata, 20 de varizes e 11 de urologia.
O médico oftalmologista Saulo Freire destaca a importância do procedimento para a autonomia na vida do paciente. “O grande problema da pessoa nessa situação é que ele começa a ficar incapaz de realizar as atividades básicas da sua rotina. Então a realização dessa cirurgia proporciona qualidade de vida para o paciente, além de ser um procedimento feito em menor tempo, tem uma reabilitação bem mais rápida”, comenta.
A aposentada Maria Bernadete, de 70 anos, que mora na cidade de Alagoa Grande, conta que estava ansiosa para o procedimento, já que o problema na visão atrapalhava a realização das atividades do seu dia a dia. “Minha vida vai mudar, hoje não estou enxergando bem, não consigo colocar uma linha na agulha e nem escolher meu feijão. Estou muito feliz e ansiosa para fazer essa cirurgia e voltar para casa vendo bem,” contou.
No primeiro semestre deste ano, o programa Opera Paraíba já atendeu mais de 31 mil pessoas com cirurgias de baixa, média e alta complexidade. Para ser atendido, o usuário deve procurar as Secretarias de Saúde de cada município ou fazer o cadastro acessando a página operaparaiba.pb.gov.br.